sexta-feira, 5 de abril de 2013

Iluminação Aconchegante



A iluminação é algo muito importante e deve ser pensada junto com o projeto arquitetônico e de decoração. É horrível estar em um ambiente escuro porque falta luz artificial, de dia pode até ser bem iluminado pela luz solar, mas a noite, é escuro. Existe a quantidade certa de watts por ambiente para saber qual a quantidade certa , basta fazer o cálculo de distribuição da iluminação.

Largura X comprimento

EXEMPLO:
Uma sala tem 4 metros de largura por 6 metros de comprimento, 4X6 = 24m²
Acrescentando um zero no final teremos o valor de 240, que indica 240 watts.

Agora é só distribuir esta quantidade de watts em plafons, arandelas, abajures e pendentes.
EXEMPLO:
Se nesta sala colocássemos um lustre com uma lâmpada de 100 watts + duas arandelas com lâmpadas de 40 watts cada + um abajur com uma lâmpada de 60 watts, totalizamos os 240 watts necessários para a sala.

A iluminação em quartos e salas deve ser  uniforme e indireta, para obter este efeito você pode utilizar abajures e iluminarias com filtro de acrílico ou vidro fosco.
Quando a ideia é ter uma atmosfera aconchegante no ambiente o ideal é usar  lâmpadas com tonalidade amarelada.  "O amarelo confere essa sensação gostosa porque remete à aparência do fogo, a luz mais natural que existe". 
Mas isso não significa que você tem que usar lâmpadas incandescentes, além de esquentarem o ambiente, consomem muita energia e até 2016 todas serão  retiradas do mercado. Então prefira lâmpadas fluorescentes para iluminação geral, halógenas  para obter uma iluminação mais  focada e a minha queridinha lâmpada de Led, que você encontra em várias cores e duram 20 anos, o custo é um pouquinho alto, mas por 20 anos sem trocar a lâmpada, com certeza vale a pena.

A iluminação geral é feita com plafons e lustres.




A iluminação focada é feita por spots e pendentes.




A iluminação indireta feita por abajures, arandelas e mangueiras embutidas no gesso.




Amanhã teremos mais dicas de iluminação.     



Nenhum comentário:

Postar um comentário